top of page
Fisioterapia-na-Articulação-Temporomandibular-2-Clinica-Fortius-G7UA5KV.jpg

DISFUNÇÕES TEMPORO-MANDIBULARES (DTM)


São distúrbios relacionados a articulação temporo-mandibular (ATM);  aos músculos da face e toda dinâmica que envolve os movimentos bucais
A ATM se localiza à frente das orelhas e articula a mandíbula com a base do crânio. Ela faz parte da dinâmica muscular responsáveis pela mastigação, fala, posturas mandibulares e seus movimentos para frente, para trás, para os lados, e na abertura e fechamento da boca.
Qualquer alteração que impeça o funcionamento adequado desse sistema complexo de músculos, articulações e ligamentos, nós chamamos de DTM ( disfunção temporo-mandíbular ).


- Quais os Sintomas?
O paciente pode reclamar de dores na cabeça, testa, pescoço, ouvido ou ao seu redor. É freqüente o cansaço muscular, estalos, ruídos, zumbidos e até vertigens. Ocorre dificuldade de abrir a boca e travamentos seguidos de fortes dores.
Com dores crônicas e persistentes, o paciente pode entrar num quadro de stress, irritação e até depressão.
Devido a complexidade do problema, muitos pacientes chegam ao consultório após se submeterem a vários tratamentos e exames, aos quais não obtiveram sucesso, por tratar-se de um diagnóstico de DTM.


- Quais as Causas?
A DTM está relacionada à hábitos e posturas nocivas aos músculos e articulações,  como por exemplo: roer unhas, morder objetos, mordedura incorreta dos dentes, mastigar chicletes, ranger os dentes (bruxismo), stress, postura inadequada da cabeça, dormir  ou apoiar o queixo sobre as mãos,traumas e tantos outros fatores que devem ser pesquisados na consulta clínica.


- Como é Feito o Diagnóstico?
O diagnóstico é dado após avaliação clínica, como palpação das articulações e músculos; medição e avaliação da amplitude dos movimentos musculares; posição dos dentes, desvios da mandíbula; auscultação de estalitos; ruídos articulares (zumbidos) e posturas inadequadas. Geralmente são feitas perguntas para pesquisar a origem da DTM, ou seja, se há hábitos  nocivos, traumas, tratamentos anteriores,  presença de stress, etc.
Para completar o diagnóstico são necessários exames radiográficos, ressonância magnética, tomografia entre outros.


TRATAMENTO
O tratamento tem como objetivo restabelecer e equilibrar as funções destinadas as articulações temporo-mandibulares e seus músculos relacionados, reduzindo a dor e limitando sua recorrência.
O diagnóstico e a origem do problema devem ser claros, para que o profissional oriente e previna a piora do quadro.
Orientamos nossos pacientes com quadro de DTM a educar sua postura, a remover seus hábitos nocivos, a tratar seus desequilíbrios emocionais. Em outros casos, o profissional poderá prescrever medicamentos, realizar tratamentos a fim de promover a oclusão correta (articulação adequada dos dentes) com reabilitações protéticas e tratamentos ortodônticos e ortopédicos, e uso de placa intra-oral estabilizadora e relaxante.
Como prevenção, orientamos o paciente a seguir uma dieta macia, exercícios mandibulares, técnicas de relaxamento, etc.

bottom of page